FRONTEIRA PLURAL: tratado antirracista, representações e resistências em Mato Grosso
O Volume I da Coleção NUMDI – Relações Étnico-Raciais e de Fronteira, organizado por Emãnuel Luiz Souza e Silva, Maristela Abadia Guimarães e Samira dos Santos Ramos é publicado pela Editora CRV e inclui 20 capítulos escritos por membros do NUMDI (IFMT), contando também com escritores externos. O lançamento oficial está previsto para ocorrer na última semana do mês de maio de 2021.
O obra está dividida em 4 partes:
- Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena: histórias, trajetórias e resistências;
- Um fazer pedagógico para as relações étnico-raciais;
- Língua, literatura e arte: representação da população negra e indígena;
- Racismo no Brasil: reflexos, constância e silenciamento.
O livro pode ser adquirido diretamente pelo site da Editora CRV neste link.
Está composto pelos seguintes capítulos:
- VENCENDO A PALIDEZ DA PÁGINA: das Semanas da Consciência Negra às Bancas de Heteroidentificação, de Marilane Alves Costa;
- AÇÕES DOS NEABS DOS IFETS: a experiência dos núcleos institucionalizados (2006-2017), de Anne de Matos Souza Ferreira e Wilma de Nazaré Baía Coelho;
- O RESISTIR DE UM NEABI: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte, de Maristela Abadia Guimarães, Willian Silva de Paula e Glaucia Mara de Barros;
- ENTRE LIMITAÇÕES E OMISSÕES: racismo estrutural e educação no Brasil, de Carla de Fátima Cordeiro;
- EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma discussão necessária, de Flávia Carolina da Silva, Fabiana Pomin e Tania Pacifico;
- COR OU RAÇA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DO IFMT: um estudo sobre autodeclaração racial, de Elisângela de Souza e Keila M. C. Sachimbombo;
- OS INSTITUTOS FEDERAIS, O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMT — PRIMAVERA DO LESTE E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma Análise do Projeto Pedagógico do Curso, de Júlia Rodrigues Nunes Café e Lucas Santos Café;
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA FRONTEIRA OESTE: escrevivências de pesquisas no IFMT — 2015 a 2019, de Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva;
- “EU NUNCA VI PROFESSORA NEGRA AQUI”: relações raciais nas trajetórias de professoras negras e brancas da UFMT, de Leydiane Vitória Sales e Sérgio Pereira dos Santos;
- DEFESA DE DIREITOS SOCIOAMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: relato de uma experiência de formação em direitos indígenas no IFMT, campus Alta Floresta, de Fernanda Silva, Adriele Andrade Précoma, Deroni de Fátima Leite Mendes, Karla Sessin Dilascio e Simone Athayde;
- CAPACITAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS PARA EMANCIPAÇÃO DE POVOS INDÍGENAS DO XINGU, de Joelias Silva Pinto Junior e Rui Ogawa;
- LITERATURA AFROFEMININA E EDUCAÇÃO: práticas de aprendizagem baseada em projetos, de Adilson Vagner de Oliveira;
- JOGOS TEATRAIS PARA COMPREENSÃO E CONHECIMENTO DA CULTURA AFRO E INDÍGENA, de Célia Ferreira de Sousa, Talmo Aquiles Lacerda Araújo e Keli Correa Da Silva;
- COLONIALIDADE E HIBRIDISMO NO CINEMA: o caso de Iracema, de Claudio Aurelio Leal Dias Filho;
- OS AFRODESCENDENTES NA IMPRENSA MATO-GROSSENSE: narrativas do jornal “O Estado de Mato Grosso” (1939-1985), de Emãnuel Luiz Souza e Silva;
- PROBLEMAS DE UMA LITERATURA INFANTIL NEGRA, de Samira dos Santos Ramos;
- LUTAR É VERBO! Mulheres negras, resistências e ocupação nos espaços de poder político, de Dejenana Keila Oliveira Campos;
- A AGROINDÚSTRIA DA CANA E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo — Poconé/MT, de Giovana Rosangela Ferreira Mendes;
- OS SIGNIFICADOS DA FRONTEIRA PARA OS FRONTEIRIÇOS BRASILEIROS E BOLIVIANOS: “o aqui e o lá”, o “eu e o outro”, de Jucineth Glória do Espírito Santo Vital de Carvalho;
- A MATEMÁTICA DA RAÇA NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS, de Tatiane de Oliveira Sérgio Pereira dos Santos.
Confira o vídeo de divulgação do lançamento: