O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Política de Ingresso (DPI) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI) divulga relatório do I Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação de Pretos e Pardos, ocorrido no último semestre de 2019 e informa que será realizado em 2020, com data a ser definida, a segunda edição do curso.
O II Curso atende a uma solicitação dos participantes e também pretende refletir sobre a possibilidade de se adotar critérios comuns/ objetivos para as comissões de heteroidentificação.
Segundo o relatório do I Curso de Capacitação (anexo), é necessário um estudo mais aprofundado para que seja possível construir critérios únicos/ objetivos para as comissões.
“O que se pode sintetizar é que as comissões são caminhos para minimizar os impactos causados pelas fraudes existentes. O que significa dizer que as comissões são mecanismos e estratégias de combate às fraudes nas reservas de vagas para estudantes cotistas negros e negras”, conforme trecho do relatório final do I Curso.