IFMT

NUMDI - Núcleo de Estudos

LIVE: Pandemia, Territórios e Resistências Indígenas no Mato Grosso

Publicado por: Campus Barra do Garças / 6 de Julho de 2020 às 08:54

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte – NUMDI NEABI do IFMT e Operação Amazônia Nativa – OPAN em parceria com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso – FEPOIMT e Coletivo Proteja Amazônia, promovem Live com o tema "Pandemia, territórios e resistência indígena no Mato Grosso".

O tema abordado tratará das ameaças e violências que estão acontecendo durante este período de Pandemia nos Territórios Indígenas, o que tem sido desafiador para diversos povos, sobretudo, no enfrentamento da CoViD-19, situação que se agrava em regiões em que os Territórios ainda não estão demarcados, ou estão em processo de demarcação. A live também abordara o cenário de invasões e grilagens de Terras Indígenas que estavam na agenda do governo estadual do Mato Grosso, através do  Projeto de Lei Complementar 17/2020, mas que após mobilizações do Movimento Indígena e apoiadores, foi retirado de pauta. No entanto, a discussão poderá retornar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso em momento posterior.

A live contará com a presença de:

Eliane Xunakalo, do povo Kurâ Bakairi, pós-graduada em direito administrativo e administração pública; assessora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT); atua no movimento indígena e é membro do Instituto Yukamaniro de apoio às Mulheres Bakairi.

Tipuici Manoki, do povo Manoki, é cientista social, liderança feminina; comunicadora indígena e atualmente integra a frente de luta na defesa do rio Juruena com atuação na rede Juruena Vivo.

Paulo Sergio Delgado, doutor em Antropologia, professor na Universidade Federal de Mato Grosso e no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social; pesquisador do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos; supervisor do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia.

Rinaldo Arruda, doutor em Ciências Sociais e Antropologia, pela PUC-SP, onde foi professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais até 2016. Desde a década de 1980 pesquisa e atua com os povos indígenas no Brasil, em especial no estado de Mato Grosso. Membro da Operação Amazônia Nativa, atualmente exerce a função de Presidente do Conselho Diretor.

A mediação será feita por:

Fernanda Silva, doutoranda em Antropologia; professora no Instituto Federal de Mato Grosso (Alta Floresta); membro do NUMDI-NEABI/ IFMT; participa da rede Fórum Teles Pires.

Participe!

Informações sobre a live