IFMT

NUMDI - Núcleo de Estudos

início do conteúdo

Membros do NUMDI participam do WORKIF 2021 apresentando pesquisas sobre a temática racial

Publicado por: Reitoria / 23 de Março de 2021 às 17:00

O trabalho intitulado “A inserção da mulher preta jovem no mercado laboral da cidade de Primavera do Leste - MT: uma abordagem inicial” será apresentado no WORKIF 2021, proporcionando resultados parciais da pesquisa que está sendo desenvolvida atrelada ao Edital 53/2020 – PROPES/IFMT – Pesquisa Aplicada e Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC-EM.

Fazem parte da equipe as numdianas professoras Fabiana Pomin e Samira Ramos, assim como o professor Everaldo Pereira dos Anjos e as alunas-pesquisadoras Maria Valadão e Izabel Oliveira.

Samira Ramos, professora e pesquisadora, afirma que "para as estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico é fundamental perquisar as pautas raciais e de gênero articuladas ao mercado de trabalho, pois o reconhecimento das estruturas que tornam persistentes a discriminação a grupos subrepresentados no ambiente profissional permite que, enquanto profissionais e cidadãs, as estudantes possam colaborar para a alteração desta realidade perversa ao atuarem em suas profissões de forma crítica e consciente".

A professora e pesquisadora Fabiana Pomin acrescenta que “A Iniciação Científica no Ensino Médio como estratégia de ensino está em consonância com as demandas educacionais contemporâneas, fazendo com que os estudantes desenvolvam autonomia e produção de conhecimento, estando ainda relacionada com a melhora no rendimento acadêmico e preparação para o mercado de trabalho”.

A apresentação acontecerá no dia 25 de março, quinta-feira, entre as 08:30 e as 11:30 no link meet.google.com/xgm-fikb- utz